Debate sobre protestos de rua na Espanha – 31/08

Capazes de despertar entusiasmo em várias partes do mundo, e de evidenciar a urgência de uma nova democracia, as ocupações de praças que se espalharam pela Espanha ainda são, contudo, pouco debatidas. Que circunstâncias permitiram que um protesto tramado inicialmente por pequenos grupos de jovens reunisse rapidamente centenas de milhares de pessoas e, rompendo barreiras entre gerações, tivesse apoio e carinho de uma maioria dos cidadãos? Quais as e perspectivas de um movimento que não segue as formas de organização da esquerda tradicional, ONGs ou sindicatos? Como garantir eficiênca das formas de organização em rede e desierarquizadas? Que paralelos poderiam ser estabelecidos entre a situação na Espanha e no Brasil?

 

Outras Palavras, que tem acompanhado o movimento espanhol com informação e análises, sente-se feliz de convidar os leitores para uma conversa com dois ativistas espanhóis. Será nesta quarta-feira (31/8), às 20 horas, em nossa redação (à Rua Augusta, 1239 – sala 11, em São Paulo). Organizada em conjunto com a Universidade Nômade, o Grupo Biolutas e o LAB-TeC da URFJ, o encontro apresentará a nossos leitores dois ativistas que tiveram papel importante papel nas ocupações de praças de Madri (Raúl Cedillo) e Barcelona (Javier Toret).

Raúl Cedillo integra o coletivo da Universidade Nómada em Madri.

A atividade desta quarta-feira não tem pretensões acadêmicas nem pretende atrair multidões. Será simplesmente uma conversa e troca de informações e opiniões entre gente que procura, em distintas partes do mundo, superar os impasses em que a democracia representativa nos meteu – e reconstituir a ideia de que temos o direito de construir nosso futuro coletivo.

Link: http://www.outraspalavras.net/2011/08/29/outras-palavras-debate-rebeldia-na-espanha/

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s